Cabeçote

O cabeçote contém vários motores que atuam como guinchos e são equipados com sensores de carga para manter a tensão dos cabos constante. Além disso, possui limitadores de torque para garantir a segurança do sistema, liberando o cabo em caso de sobrecarga e evitando o risco de forças excessivas na estrutura de suporte.

Cabos

Os cabos são dispersos de forma radial e vão do cabeçote até a tampa do porão. Como são mantidos em uma tensão constante, eles formam uma estrutura piramidal que se molda de acordo com as movimentações do navio e do carregador.

Molas

As molas são conectadas aos cabos e formam diversos anéis concêntricos desde o topo até a base da cobertura. Seus parâmetros são selecionados de forma que estes anéis de molas sejam equidistantes ao longo da altura.

Limitadores

Os limitadores atuam garantindo que as molas não vão se separar mais do que a largura das capas. Desta forma as capas formam uma superfície contínua protegendo a carga durante o carregamento.

Capas

As capas são conectadas nas molas e formam uma superfície para escoamento da chuva. Elas são fabricadas em um material compósito especial que tem rigidez diferente nos dois sentidos. Garantindo a resistência aos ventos e a chuva ao mesmo tempo que permite que o Apluvia se adapte aos diferentes tamanhos de porão.

Aplicação

É possível instalar o Apluvia em qualquer carregador de granéis, seja ele fixo ou com movimentação por trilhos, pneus ou esteiras. Para a instalação de cada Apluvia, nós avaliamos a integridade estrutural da lança e dos principais sistemas estruturais, garantindo a segurança em todos os momentos de sua utilização.

Segurança

Proteção de
sobrecarga

Em cada guincho responsável pelos cabos são instalados sistemas que evitam que esses componentes sejam sobrecarregados. Desta forma a carga transferida para o carregador de navios é limitada, garantindo o que não haverá sobrecarga na capa e no carregador.

Proteção
Antiestática

A capa do Apluvia é feita inteiramente com materiais antiestáticos, dissipando qualquer possível carga gerada. Isso garante que a operação com materiais que geram poeira explosiva seja extremamente segura, visto qeu não há geração de fagulhas capazes de iniciar um processo de combustão.

Visualização do carregamento

Para garantir o correto preenchimento de cada porão, um sensor radar 3D está presente transmitindo a leitura da superfície de carregamento. Tanto o operador do carregador quanto o capitão do navio tem acesso a essas informações, passando mais credibilidade para todo o processo.